topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Comissão de Festas de Nossa Senhora da Luz com noite tradicional

 

Comissão de Festas de Nossa Senhora da Luz com noite tradicional

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

 

Vista parcial do salão

No passado sábado, dia 20, foi noite de alegria das gentes oriundas dos Açores mais propriamente da ilha da Graciosa. Este evento teve lugar no salão paroquial da Igreja portuguesa de São Mateus, localizada na Old Weston e Rogers Road onde a Comissão de Festas de Nossa Senhora da Luz está sedeada e é, anualmente, local duma das mais participadas festas de cariz religioso da nossa comunidade aqui de Toronto, em honra da padroeira daquela ilha da Região Autónoma dos Açores que ocorre sempre no longo fim-de-semana da Dia do Trabalhador (Labour Day), no principio do mês de Setembro de cada ano.

Muitos doces

Esta dinâmica Comissão liderada por José Bettencourt, realizou uma festa bem peculiar naquelas gentes, a Matança de Porco, cujo salão estava totalmente lotado, com mais de 350 pessoas, e com um jantar totalmente de gastronomia própria desta noite, com torresmos e morcelas, molho de coração, fígado guisado e frito (iscas) à moda da Graciosa (uma delicia), bifanas, chouriço, feijoada e muitos outros deliciosos derivados do suíno. Foi um comer sem descanso como se ousa dizer tal foi a fartura que muitos repetiram as vezes que queriam até saciar o apetite. final do jantar foi a vez dos doces, muitos mesmos, onde sobressaíam as famosas cavacas e queijadas da Graciosa. Foi o matar de saudades daqueles velhos tempos onde nos terreiros era uso realizarem estas festas de reunião familiar, amigos e até vizinhos.

A equipa de senhoras voluntárias na cozinha

No iniciar do jantar o pároco das paróquias de São Mateus e São João Bosco, o reverendo André Grecki, abençoou  os alimentos, um procedimento secular de religiosidade das nossas gentes neste tipo de confraternização.

O presidente da Comissão de Festas, José Bettencourt

Tudo isto sem contar com a música para dançar "distribuída" pelo Ricardo do DJ Martins com o fim, possivelmente, digestivo e terapêutico. Já pela meia-noite deu entrada no salão  um grupo de músicos e cantadores tiveram o seu espaço com o "Cantar dos Reis" uma tradição graciosense onde se exteriorizou  quadras de agradecimento e relacionadas com a fartura de carne da matança. Foram também muito  aplaudidos pelas quadras de improviso que deliciaram os presentes.

Os falecidos (os Porcos)

A noite continuou com arrematações (leilões) de objectos oferecidos por benfeitores e de partes dum dos dois porcos abatidos para “abrilhantar” esta tradicional noite. As outras duas metades do porco (enorme) foram sorteadas no bingo.

O reverendo André Grecki

Depois foi o "dar ao pé" sempre com boa música que levou quase meia sala para a pista de dança para ali, como gente divertida que são (da fama não se livram….) rodopiar até bem dentro da madrugada.

Dança

Parabéns à dinâmica Comissão pela acumulação de mais um êxito no seu calendário festivo desta paróquia da nossa comunidade e não só.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007